Fotografia & turismo?!


O que esta ‘atividade’ fotoregistradora de lugares e detalhes’ (fotografia) pode ter de proximidade com a atividade ambulante captadora de lugares e detalhes (turismo)?

Segundo vários autores, inclusive o Brasil RS, esta relação existe.

Dizem que ...

(...) A fotografia é resultado de uma sensibilidade aguçada de um espectador, e que nos dota de uma espécie de olho sintético - uma retina imparcial e infalível - capaz de converter em registros visíveis, fenômenos cuja existência, de outra forma, não haveríamos conhecido nem suspeitado .

(...) Além de se definir como linguagem de criatividade visual em diversas formas de expressão artística, a fotografia e seus processamentos de imagens são uma maneira de ver, descobrir e questionar.

(...) Fotografar é uma forma de expressão, o congelamento de uma situação e seu espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual .

(...) A fotografia é uma linguagem universal, sem tradução específica,
constituída por uma leitura livre. É uma cópia virtual, constituída de lapsos de tempos fragmentados em uma realidade ocasional ou dirigida, obtida pelo fotógrafo-autor. Éuma verdade com autoria, onde o autor tenta transmitir seu conceito sobre aquele momento, do instante captado, mas que depende do espectador, quanto aos seus limiares de percepção e concepção crítica visual.

(...) A fotografia nos reporta a algo que queremos ver ou não, tudo é relativo às intenções do autor e às concepções do espectador. A importância maior reside no fato deste espectador poder ler detalhes ou pequenos momentos fracionados fotograficamente, à sua vontade, em condições de livre interpretação, no tempo e espaço que desejar.

(...) O ato de fotografar é o modo de questionar a imagem ... a fotografia provoca dúvidas, gera questionamentos e sugere soluções na busca de resultados, tanto para artistas quanto para o homem comum, em sua contemplação desinteressada (ou não) do mundo que o cerca.


(...) Fotografar e ler fotografias são como atos participantes de um jogo de espelhos, pois, são múltiplas as implicações entre quem fotografa e o assunto fotografado e vice-versa, gerando esquemas interpretativos.

Então, vive-se na era da informação onde a linguagem universal fotográfica atua como elemento propulsor à descoberta de novos mundos e de estabelecimento de parâmetros quantitativos e qualitativos em relação ao meio. Com isso só resta afirmar que a fotografia é uma viagem pelo mundo (através do mundo das imagens) que pode fazer ‘viajar’, o que é o propósito a partir de já. Através também da imagem fotográfica você vai conosco mundo afora nesta ‘busca rica e interminável’ por turismo e desenvolvimento.







Faça uma viagem através da
GALERIA DE FOTOS BRASIL RS TURISMO E DESENVOLVIMENTO
http://picasaweb.google.com.br/BrasilRS.Turismo


Por Simone Bilhalva