JAGUARÃO
Uma localidade cheia de possibilidades em termos de turismo.
A gastronomia relacionada ao turismo através de um prato típico e de doces personalizados com fotos da arquitetura local. Os atrativos históricos, a arquitetura, as estâncias e cabanhas, o turismo de integração formado pela ponte internacional e pelo comércio no lado uruguaio ...
SERTÃO SANTANA
Há muitas possibilidades no que se refere ao bom aproveitamento das trilhas de ecoaventura de sertão Santana.
Esta localidade já descobriu a gastronomia típica como um produto turístico.
TAPES
Como algo já consolidado, está o turismo de eventos, a partir de campeonatos automobilísticos, do carnaval de rua e da superprodução da cultura gaúcha. Em termos de arte e cultura Tapes oferece artesanato, o trabalho de um artista plástico com relativa expressividade e com as crocheteiras que transformam os motivos da costa doce em peças atrativas. A localidade oferece ainda a possibilidade de exploração das praias e de prática de turismo e esportes náuticos.
PEDRAS ALTAS
Pedras Altas é um exemplo de cidade onde, apesar de recente, a proposta de turismo está sendo executada de maneira adequada, as pessoas estão dispostas e motivadas, e o empreendedorismo está diretamente ligado à cultura da região. Os aspectos mais fascinantes são a receptividade e hospitalidade, somados à gastronomia que mobiliza também a economia, em especial o turismo de vivência, mesclado da historicidade do local.
CHUÍ
O Brasil RS rumou para o mais sul do Brasil na expectativa de viver um pouco o turismo de fronteira com todos os atrativos desta situação privilegiada.
Na busca de descobrir quais as possibilidades de desenvolvimento nesta região brasileira tão uruguaia, nos deparamos com um potencial que se dá principalmente no turismo de integração. Isto se explica no momento em que o Chuí faz o aproveitamento dos turistas de passagem, investindo na infra-estrutura de hospedagem e gastronomia, se adaptando para melhor explorar os fantásticos atrativos turísticos que estão no Uruguai ou em Santa Vitória do Palmar, a exemplo da Barra do Chuí, do Fortin San Miguel, ou, da Fortaleza de Santa Teresa ...
O ponto mais relevante é a localização, se considerarmos que no Chuí começa o Brasil e que este é o município brasileiro mais meridional. Junto à zona compras, esta é a questão determinante para o turismo independente do Chuí.
Pode-se verificar que os meios de comunicação, contando com abrangência no Uruguai, a administração local e uma parte da iniciativa privada pensam no turismo como potencial. Este é um fator importante para o turismo venha a acontecer em termos de desenvolvimento.
SANTA VITÓRIA DO PALMAR
Os principais aspectos, a serem explorados quando se passa por Sta. Vitória do Palmar, são a praia, a questão cultural da formação de um povo que se origina na pluralidade de raças, no isolamento do período dos campos neutrais e numa história que se diferencia pela colonização diversificada. Também a arquitetura dos prédios históricos e o artesanato tipicamente local são interessantes.
A questão do recolhimento de lixo nas praias e a paleontologia são diferenciais de Santa Vitória do Palmar.
TAIM
A Estação Ecológica do Taim é de grande importância, inclusive de projeção internacional, devido à questão ambiental, às pesquisas, e a visitação limitada que protege e supervaloriza o local.
RIO GRANDE
Rio Grande pode ser respeitada pela possibilidade enquanto pólo turístico que abrange diversos aspectos, como por exemplo: a questão histórico-cultural, o complexo portuário que dá projeção internacional à cidade, a porta de entrada no Brasil para cargueiros de todo o mundo, contribuindo para a economia e transporte de passageiros. Também a natureza privilegiada pelo contato com a lagoa e com o oceano, a Praia do Cassino que propicia o turismo de aventura, de esportes náuticos e terrestres, a Ilha da Pólvora que mobiliza a questão ecológica e o complexo de museus...
PELOTAS
Existe um potencial histórico e arquitetônico fantástico nesta localidade. O lazer e a pratica de esportes na Praia do Laranjal é um atrativo juntamente com as programações culturais e sociais. Eventos como a FENADOCE, e, os roteiros do Pelotas Colonial, onde as belezas naturais, a hospedagem, a gastronomia, o artesanato, o empreendedorismo, a opção de turismo rural e de vivência contribuem para o potencial local.
SÃO LOURENÇO DO SUL
Uma bela cidade!!! Além das praias, há variedade em termos de hospedagem e possibilidade de exploração do turismo náutico. Existem algumas possibilidades gastronômicas e potencialidade de valorização do aspecto histórico. O turismo rural está em desenvolvimento, especialmente quando relacionado ao Caminho Pomerano.
CAMAQUÃ
Esta cidade que tem possibilidades relacionadas ao turismo rural e histórico é muito interessante, em Camaquã o turismo acontece com base nos eventos culturais e nos negócios. Em desenvolvimento em termos de hospedagem e gastronomia todos pensam em bem receber.
MARIANA PIMENTEL
A cidade é um exemplo claro de preservação, educação ambiental e cultura através da reciclagem e direcionamento do lixo local em decoração das festas, transformando-o diretamente em atrativo turístico.
Há uma grande crença no potencial local como destino turístico e empenho em torná-lo real e formatar-se enquanto roteiro, buscando parcerias com empreendimentos vizinhos para suprir a falta de infra-estrutura para recepção de hóspedes e de gastronomia.
BARRA DO RIBEIRO
Uma localidade cheia de possibilidades com o turismo receptivo, pois há boa estrutura em termos de hospedagem.
A gastronomia está relacionada com o turismo rural e de vivência no Recanto Borguetti, onde a mesma é premiada.
GUAÍBA
A hospitalidade e a hospedagem são praticamente o ponto de ordem que a comunidade busca em Guaíba, além de possibilidades em termos de gastronomia de qualidade e estrutura em desenvolvimento para a prática de turismo rural, náutico e histórico. A proximidade da capital, torna a localidade um maior potencial em termos de turismo de evasão.
ARAMBARÉ
Há infra-estrutura turística de praias e de hospedagem com foco mais centrado na temporada de veraneio e na prática de esportes náuticos.
PIRATINI
A cidade é um cenário ao ar livre. Há um potencial inquestionável e um empenho em consolidar o local como ponto turístico de extrema importância para todo o estado. A questão cultural é desenvolvida com participação da comunidade, a exemplo do teatro de rua em meio aos prédios históricos, além de propiciar a vivência da realidade do Rio Grande do Sul. A rusticidade e receptividade são destaque e o envolvimento da imprensa local provoca uma repercussão imediata na interação com a população. A gastronomia é acessível e há investimentos na rede hoteleira. Trata-se de um lugar onde é possível fomentar o potencial turístico, envolvendo o cidadão, e onde existem empreendedores que apostam na localidade.
REGIÃO DA COSTA DOCE
Uma região de encantos, belezas e possibilidades ...
Confira mais dela no álbum de fotos:
http://picasaweb.google.com.br/BrasilRS.Turismo/CostaDoce_ABelaRegiOAoSulDoRioGrandeDoSul#